EQUIPA

Directores Artísticos

António Franco de Oliveira

Encenador | Manipulador de Objetos | Mover

O António nasceu na cidade do Porto em 1979.
Inventor nato e curioso compulsivo, cresce influenciado pelas leituras de BD, pelo Rock dos anos 90, e pela vontade de voar!

Co-Diretor da Companhia RADAR 360º, é um artista multidisciplinar. Trabalha nos domínios do Teatro Físico, Artes do Circo, e
Música Electro-Acústica
. Divide o seu trabalho pelas áreas da
encenação, interpretação e pedagogia.
No seu percurso académico, estudou Artes de Rua na
Academia Contemporânea do Espectáculo (ACE), e na
Formação Avançada Itinerante de Artes de Rua
(FAI.AR )
instituição sediada na cidade de Marselha.
Na área do movimento, frequentou o curso de
Pesquisa e Criação Coreográfica
do Fórum Dança e desenvolve um interesse particular por contacto improvisação, por
dança aérea e por acro-dança.
Como especialidade Circense, estuda e pratica desde finais dos anos 90 a arte da manipulação de objetos e do malabarismo de contato. No âmbito da música, estuda
percussão, composição, e iniciou recentemente o estudo de piano.
Tem colaborado em todos os processos criativos das
Bandas Sonoras Originais das peças da Companhia.
Colabora regularmente como formador e encenador nas escolas artísticas em Portugal e no estrangeiro tais como:
Academia Contemporânea do Espectáculo, BalleTeatro, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Instituto Cultural de Macau, Instituto Nacional de Artes do Circo, Jobra entre outras.
Foca o seu trabalho de pesquisa na relação onírica e poética entre o corpo, o espaço e o objecto.

Julieta da Rocha Rodrigues

Atríz | Figurinista | Palhaça

A Julieta nasceu em Trás-os-Montes em 1977.
Atualmente habita em Matosinhos, mas considera-se nómada! São os movimentos e as experiências das suas viagens que a inspiram para a pesquisa e a criação.

A sua formação tem início em 1998, através do Curso Superior de Psicologia e a integração no TUP (teatro universitário do Porto).
Em 2003 termina o curso de Interpretação como Atriz na ESMAE
(escola superior de música e artes do espectáculo)
. Mais tarde, integra o curso de Formação Avançada Itinerante de Artes de Rua
(FAI.AR – instituição sediada na cidade de Marselha), bem como o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica, promovido pelo Fórum Dança.
Desde então tem realizado uma formação e pesquisa contínua nas disciplinas de: Teatro Físico; Improvisação, Composição, Dança contemporânea e Contacto/Improvisação.
É membro fundador e criador da companhia RADAR 360º, através da qual se tem dedicado ao universo do Circo e Teatro de Rua, passando pela técnica das Andas e do Palhaço. Aqui tem-se dedicado á interpretação, encenação, criação e construção plástica de objectos cenográficos e figurinos, que têm construído o imaginário e a identidade da companhia.
Como Formadora, tem vindo a desenvolver uma pedagogia baseada no trabalho de personagem, no estudo da rua como um espaço de intervenção e na observação dos comportamentos do Público.
Já colaborou em inúmeros projectos de intervenção, de formação e
teatro social, destinados a públicos diferenciados e com necessidades de educação especial. Actualmente integra o Projecto da
Operação Nariz Vermelho como Doutor Palhaço
.

Directores Artísticos

António Franco de Oliveira

Encenador | Manipulador de Objetos | Mover

O António nasceu na cidade do Porto em 1979.
Inventor nato e curioso compulsivo, cresce influenciado pelas leituras de BD, pelo Rock dos anos 90, e pela vontade de voar!

Co-Diretor da Companhia RADAR 360º, é um artista multidisciplinar. Trabalha nos domínios do Teatro Físico, Artes do Circo, e Música Electro-Acústica. Divide o seu trabalho pelas áreas da encenação, interpretação e pedagogia.
No seu percurso académico, estudou Artes de Rua na Academia Contemporânea do Espectáculo (ACE), e na Formação Avançada Itinerante de Artes de Rua (FAI.AR ) instituição sediada na cidade de Marselha.
Na área do movimento, frequentou o curso de
Pesquisa e Criação Coreográfica
do Fórum Dança e desenvolve um interesse particular por contacto improvisação, por dança aérea e por acro-dança. Como especialidade Circense, estuda e pratica desde finais dos anos 90 a arte da manipulação de objetos e do malabarismo de contato. No âmbito da música, estuda percussão, composição, e iniciou recentemente o estudo de piano. Tem colaborado em todos os processos criativos das Bandas Sonoras Originais das peças da Companhia. Colabora regularmente como formador e encenador nas escolas artísticas em Portugal e no estrangeiro tais como:
Academia Contemporânea do Espectáculo, BalleTeatro, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Instituto Cultural de Macau, Instituto Nacional de Artes do Circo, Jobra entre outras.
Foca o seu trabalho de pesquisa na relação onírica e poética entre o corpo, o espaço e o objecto.

Julieta da Rocha Rodrigues

Atríz | Figurinista | Palhaça

A Julieta nasceu em Trás-os-Montes em 1977.
Atualmente habita em Matosinhos, mas considera-se nómada! São os movimentos e as experiências das suas viagens que a inspiram para a pesquisa e a criação.

A sua formação tem início em 1998, através do Curso Superior de Psicologia e a integração no TUP (teatro universitário do Porto). Em 2003 termina o curso de Interpretação como Atriz na ESMAE (escola superior de música e artes do espectáculo). Mais tarde, integra o curso de Formação Avançada Itinerante de Artes de Rua (FAI.AR – instituição sediada na cidade de Marselha), bem como o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica, promovido pelo Fórum Dança.
Desde então tem realizado uma formação e pesquisa contínua nas disciplinas de: Teatro Físico; Improvisação, Composição, Dança contemporânea e Contacto/Improvisação. É membro fundador e criador da companhia RADAR 360º, através da qual se tem dedicado ao universo do Circo e Teatro de Rua, passando pela técnica das Andas e do Palhaço.
Aqui tem-se dedicado á interpretação, encenação, criação e construção plástica de objectos cenográficos e figurinos, que têm construído o imaginário e a identidade da companhia.
Como Formadora, tem vindo a desenvolver uma pedagogia baseada no trabalho de personagem, no estudo da rua como um espaço de intervenção e na observação dos comportamentos do Público.
Já colaborou em inúmeros projectos de intervenção, de formação e teatro social, destinados a públicos diferenciados e com necessidades de educação especial. Actualmente integra o Projecto da Operação Nariz Vermelho como Doutor Palhaço.

Directores Artísticos

António Franco de Oliveira

Encenador | Manipulador de Objetos | Mover

O António nasceu na cidade do Porto em 1979. Inventor nato e curioso compulsivo, cresce influenciado pelas leituras de BD, pelo Rock dos anos 90, e pela vontade de voar!

Co-Diretor da Companhia RADAR 360º, é um artista multidisciplinar. Trabalha nos domínios do Teatro Físico, Artes do Circo, e  Música Electro-Acústica. Divide o seu trabalho pelas áreas da encenação, interpretação e pedagogia.
No seu percurso académico, estudou Artes de Rua na Academia Contemporânea do Espectáculo (ACE), e na Formação Avançada Itinerante de Artes de Rua (FAI.AR ) instituição sediada na cidade de Marselha.
Na área do movimento, frequentou o curso de
Pesquisa e Criação Coreográfica
do Fórum Dança e desenvolve um interesse particular por contacto improvisação, por  dança aérea e por acro-dança. Como especialidade Circense, estuda e pratica desde finais dos anos 90 a arte da manipulação de objetos e do malabarismo de contato. No âmbito da música, estuda percussão, composição, e iniciou recentemente o estudo de piano. Tem colaborado em todos os processos criativos das Bandas Sonoras Originais das peças da Companhia. Colabora regularmente como formador e encenador nas escolas artísticas em Portugal e no estrangeiro tais como:
Academia Contemporânea do Espectáculo, BalleTeatro, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Instituto Cultural de Macau, Instituto Nacional de Artes do Circo, Jobra entre outras. Foca o seu trabalho de pesquisa na relação onírica e poética entre o corpo, o espaço e o objecto.

Julieta da Rocha Rodrigues

Atríz | Figurinista | Palhaça

A Julieta nasceu em Trás-os-Montes em 1977. Atualmente habita em Matosinhos, mas considera-se nómada! São os movimentos e as experiências das suas viagens que a inspiram para a pesquisa e a criação.

A sua formação tem início em 1998, através do Curso Superior de Psicologia e a integração no TUP (teatro universitário do Porto).
Em 2003 termina o curso de Interpretação como Atriz na ESMAE (escola superior de música e artes do espectáculo). Mais tarde, integra o curso de Formação Avançada Itinerante de Artes de Rua (FAI.AR – instituição sediada na cidade de Marselha), bem como o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica, promovido pelo Fórum Dança. Desde então tem realizado uma formação e pesquisa contínua nas disciplinas de: Teatro Físico; Improvisação, Composição, Dança contemporânea e Contacto/Improvisação.
É membro fundador e criador da companhia RADAR 360º, através da qual se tem dedicado ao universo do Circo e Teatro de Rua, passando pela técnica das Andas e do Palhaço. Aqui tem-se dedicado á interpretação, encenação, criação e construção plástica de objectos cenográficos e figurinos, que têm construído o imaginário e a identidade da companhia. Como Formadora, tem vindo a desenvolver uma pedagogia baseada no trabalho de personagem, no estudo da rua como um espaço de intervenção e na observação dos comportamentos do Público.
Já colaborou em inúmeros projectos de intervenção, de formação e
teatro social, destinados a públicos diferenciados e com necessidades de educação especial. Actualmente integra o Projecto da Operação Nariz Vermelho como Doutor Palhaço.

Colaboradores Regulares

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Ashleigh Georgiou

Tem nacionalidade inglesa. Recebeu uma bolsa de estudos para um mestrado em fotografia na Universidade de Southampton Solent, onde se especializou em estúdios fotográficos profissionais, utilizando diversos sistemas de iluminação, e produção e edição de vídeos. Atualmente habita na cidade do Porto e tem trabalhado profissionalmente na área da Fotografia e Video para Espetáculos desde 2013. Trabalha sobretudo na área de Circo Contemporâneo e Teatro de Rua. No entanto, ela também tem um portfólio completo de trabalho com bailarinos, eventos especiais e fotografia de família.

Bernardo Santo Tirso Ribeiro

Completou o curso profissional de Artes do Espetáculo em Interpretação. Participou em workshops de Manipulação de Objetos com Jordi Bertran e Tommy Luther. Frequentou aulas de formação musical e trompete. Trabalhou na companhia Cabeças no Ar e Pés na Terra. Participou no filme de animação "RIDE" realizado por Paul Bush. Trabalhou com a Companhia Radar 360º nos projetos "Odisseia - Histórias em Viagem" e "Transportadores". 

Emanuel Santos

Licenciado em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tem desenvolvido várias actividades artísticas, salientando as do âmbito das artes de palco (encenação, interpretação, cenografia e adereços), tendo colaborado com companhias como o Teatro Universitário do Porto, Circolando, Teatro de Marionetas e Mandrágora, Astro Fingido, Radar 360º, entre outros. Trabalha na construção e montagem de cenografia/adereços para bandas como X-Wife, Clã e Blind Zero. Desde 2012, com a criação do projecto Santa Cecília, tem-se dedicado à construção de cordofones, partindo de objectos não convencionais, em especial à construção de guitarras feitas a partir de caixas de charutos.

Filipe Caldeira

Nasce a 1980, em Vila do Conde. Inicia-se no malabarismo aos 19 anos e é a sua curiosidade constante é que o leva também para a dança e o teatro. Depois de 4 anos a trabalhar em part time numa loja de brinquedos em Tubingen (Alemanha), ao mesmo tempo fazia a sua própria formação em malabarismo e capoeira, volta a Portugal e fixa-se no Porto. Trabalha profissionalmente desde os 25 anos. Membro da Companhia Erva Daninha e Associação Ventos e Tempestades, colabora regularmente com Joana Providencia, António Júlio, Radar 360º, Isabel Costa, Teatro do Frio, Luciano Amarelo, Kanukanakina, Companhia Instável entre outros. Sem formação académica, é nos processos de trabalho que aprende e recebe formação. Agora decide voltar para Vila do Conde. O cão já morreu, mas sempre que anda de bicicleta pensa nele.

Filipe Moreira

Filipe é licenciado em Coreografia pela Falmouth University (2012-2013, Reino Unido) e formado em Teatro pela Academia Contemporânea do Espetáculo (2005-2009). Estudou também Figurinos e Canto.
Em 2017 ganhou o programa Caravane do Centre Nacional de la Danse de Paris, e em 2012 foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, onde desenvolveu um período de pesquisa de meio ano em teatro de rua, em São Paulo.
 É intérprete na peça O Baile dos Candeeiros.

João Santiago

Nascido em 1995, iniciou em 2008 a sua formação em dança no Conservatório de Música da Jobra em Albergaria-a-Velha (Portugal). Em 2013 foi admitido para o “Bachelor Dancer/ Maker” na ArtEZ Hogeschool voor de Kunsten em Arnhem (Holanda). Desde o início do seu percurso académico até aos dias de hoje, teve a oportunidade de presenciar de perto trabalhos de André Braga e Madalena Victorino (“Arraial”, 2012) e de Caroline Finn (“The Green House”, National Dance Company Wales, 2017). Teve a oportunidade de trabalhar como intérprete com a Rezgui Company, Companhia Radar 360o, Vitor Hugo Pontes, Romulus Neagu e outros artistas de diversas áreas.

Flávio Rodrigues

Conclui em 2006 o curso de Dança em Balleteatro Escola Profissional. Desde então desenvolve o seu próprio trabalho performativo e visual: "Charlotte O`day", "Inverno de 2011", "14 de Novembro de 2010" e "Starveling-the rite of spring" são algumas das suas obras, apresentandas em Festivais e Galerias nomeadamente em Portugal, Áustria, Espanha, Moldávia e Bélgica. Em 2009 apresentou "Primavera", projecto site-specific para Serralves em Festa. Como Performer, co-criador ou figurinista, colaborou em projectos de criadores tais como Né barros, Isabel Barros, Joclécio Azevedo, Juliana Snaper, Tânia Carvalho, Joana Castro, Mariana Tengner Barros, Luís Carolino, Elisa Worm, Teresa Prima e Radar 360º.

Hugo Ribeiro

Cenógrafo freelancer, trabalha na criação plástica e interpretação da companhia “Boca de Cão – teatro de rua e formas animadas”, onde desenvolve projetos de criação e experimentação de novas formas animadas. 
Como designer de Cenografia trabalhou com companhias como Erva Daninha, Radar 360º, Teatro do Frio, PELE, Teatro e Marionetas de Mandrágora e Comédias do Minho entre outras. 
Foi também diretor de Cenografia da Queima do Judas de Vila do Conde de 2013 a 2016, e professor assistente de cenografia na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto) de 2013 a 2016.

Inês Lua

É licenciada em Interpretação/Estudos teatrais pela Escola Superior de Música e das Artes do espectáculo (ESMAE), e especializada em Teatro de Rua, pela Academia Contemporânea do Espectáculo (ACE). Trabalha desde 2004 como actriz na companhia francesa de Teatro de Rua Les Plasticiens Volants, integrando várias das suas criações, apresentando espectáculos em vários festivais internacionais em Antígua e Barbados, Argélia, Alemanha, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Polónia, Roménia, Suíça e Republica Popular da China. É desde 2007 e até ao presenteano , professora da disciplina de movimento e do módulo de improvisação, do curso de Teatro/Interpretação da ESMAE.

foto Nuno Guedes
Nuno Guedes

Licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Actualmente trabalha como freelancer na construção de cenografia e adereços para teatro e cinema tendo como algumas referências as companhias Radar360º, Limite Zero, Teatro de Marionetas do Porto, Teatro Art’Imagem, a série de televisão Vidago Palace, os filmes O Dia Em Que As Cartas Pararam de Cláudia Clemente, Ride de Paul Bush, e a cenografia para o álbum A Bunch of Meninos dos Dead Combo. É Membro fundador da Associação Casa das Brincadeiras que co-dirige e onde também coordena a concepção dos objectos e cenários lúdicos.

Pedro Pacheco

Presença regular na comunicação social, nomeadamente após as suas expedições ao Everest em 92 e 94. Tornou-se aí o português mais alto de sempre ao atingir 8300m de altitude. Praticante de montanhismo há mais de 20 anos, já concretizou mais de meia centena de ascensões a montanhas com altitude superior aos 3000 metros, incluindo alguns dos mais assombrosos objectivos Alpinos como por exemplo o esporão Bonatti na Agulha dos Drus. Em Janeiro de 1992 alargou a sua actividades aos andes onde escalou a maior montanha do continente americano (Aconcágua), com quase 7000 metros de altitude. Após o Everest terminou o ano no topo de África escalando as neves do Kilimanjaro (5896m), onde voltou em 94 com todo um grupo Trilhos.

Pedro Estevan

Frequentou o curso de electrónica digital e o curso de artes gráficas com especialização em fotomecânica e desenho de criação, no Colégio dos Carvalhos. Hoje em dia é actor/performer multidisciplinar, tendo criado o projecto Anymamundy (do latim a alma do mundo) que paralelamente mantem um laboratório de criação plástica direccionada para o desenho e execução de figurinos, adereços, cenografia, caracterização e efeitos especiais, colaborando nesta área em projectos de Zeca Medeiros, Terra na Boca, Radar 360º, Teatro do Mar, entre outros.

Rui Azevedo

Tem frequência do Curso de Arquitectura, com o Curso Técnico de Cenografia da RTP e frequenta o Curso de Design de Luz e Som na ESMAE. Trabalha neste momento com a Radar 360º, Clip SA, Cenário Peculiar LDA, Centro de dança do Porto, Orquestra do Norte e Química Criativa nas vertentes de Teatro, Circo, Dança e Ópera. Já colaborou como Responsável Técnico, Cenógrafo, Aderecista, Direcção de Cena, Operação de Luz e Som com Pé de Vento, Ninguém Teatro, David Desoras, TNSJ, Casa da Música, Assemblea Teatro, Teatro de Marionetas do Porto, Visões Úteis, Allatantou, Quinta Parede, Entretanto Teatro, ESAP, entre outras, com internacionalizações em Festivais de Teatro, Circo, Marionetas e Iluminação Arquitectural.

Rui Paixão

Desenvolve um trabalho de investigação e exploração de novas possibilidades para a linguagem do clown contemporâneo e do teatro físico com o foco na criação artística para o espaço público. É formado em teatro pela Academia Contemporânea do Espetáculo (2011-2014) e iniciou o seu percurso profissional como artista independente em 2015, depois de ter colaborado como intérprete na companhia de artes de rua e circo contemporâneo Radar 360º. Desde então, tem estado em criação e itinerância contínua, de projetos autorais, passando pelos festivais de referência. Chega a 2018 com 4 anos de tour onde divulgou o seu trabalho por países como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Escócia, Suécia e Polónia. Criou HANNO e integrou o OLE - Outdoor Lab Experience em França no festival Cratère Surfaces. Em 2019 integrou o Cirque du Soleil numa nova criação em Hangzhou na China com estreia prevista para Julho do mesmo ano.

Teresa Couto

Desde muito cedo começou a fotografar e a pesquisar os segredos da película a preto e branco, técnica que utilizou durante vários anos. Em 2003 finalizou os seus estudos académicos em Fotografia. Fez vários estudos na área da fotografia de Natureza, em fotografia digital e Photoshop. Trabalhou vários anos em fotografia de teatro, tanto em trabalho de cena como em acompanhamento de processo criativo, especializando-se em fotografia de teatro de rua e trabalhando com Companhias como Grostest Maru (Alemanha), Anna Stigsgaard (Odin Teatret, Dinamarca), La Marmita, Radar 360, Tryfuss e Cargotopia Ensemble. Há alguns anos que tenta utilizar a Fotografia como meio de sensibilização e promoção de uma maior consciência para as questões sociais, humanitárias e ecológicas, indo ao Senegal para mais uma busca.

Teresa Otto

Teresa Otto é uma jovem arquitecta portuguesa que fundou os LIKEarchitects em 2010, onde explorava o tema de arquitectura temporária. Trabalhou em Barcelona com o gabinete de arquitectura vencedor do prémio Pritzker 2017, o mundialmente reconhecido - RCR arquitects. Formada na universidade de arquitectura do Porto, Tetresa Otto recebeu inúmeros prémios e menções honrosas, nomeadamente: - “best design: offices” - IDEA Tops (China 2014), - “Art and Sculpture in Architecture” - Minsk Biennale Young Architects (Belarus 2013) - “Lighting Design” – Larus prize (Portugal 2012) - “ArchDaily Building of the Year” (2011). Em 2014 Teresa representou Portugal na Bienal de Veneza.

Tiago Ralha

Inicia os estudos musicais em 1993, no “Bando dos Gambozinos”, nomeadamente de formação musical, piano, percussão e coro. Em 2002, é admitidono Curso de Piano do Conservatório de Música do Porto. É contratado pela empresa Missom, Instrumentos Musicais, Lda., como aprendiz de marceneiro, construtor e afinador de instrumentos musicais, de 2006 até 2014. É licenciado em Música, na variante de Produção e Tecnologias da Música, pela Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo. Frequentou o Mestrado em Teatro, na especialização em Desenho de Som, pela ESMAE, de 2014 a 2015. Actualmente, e desde 2015, integra a equipa de som do Teatro Municipal do Porto, Rivoli e Campo Alegre.

Wilma Moutinho

Em 1994 frequentou o Curso Intensivo de Iniciação ao Teatro no "Teatro Universitário do Porto” onde foi Presidente da Direcção do TUP entre 1996 e 1998. Entre 1995 e 1998 frequentou a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo no Curso de Produção, Luz e Som. Desde 1999 é responsável pela Direcção Técnica dos seguintes eventos; «Fazer a Festa», «Festival Cómico da Maia», ambos organizados pelo Teatro Art’ Imagem, e «ENTREtanto MIT Valongo», organizado pelo ENTREtanto TEATRO. Já trabalhou com diversos encenadores na área da criação do desenho de luz, dos quais se destacam os trabalhos com; Alexandre Gonçalves, António Capelo, José Carretas, Joclécio Azevedo, Júnior Sampaio, João Paulo Costa, Manuel Gama, Quico Cadaval, Pedro Wilson, Tereza Aline e Victor Hugo Pontes. Desde 2003 responsável pela direcção de iluminação de todos os espectáculos e eventos realizados pelos Clã.